sábado, 11 de junho de 2016

Instalando Mokee - Marshmallow no Zenfone 5

Instalando Mokee - Marshmallow no Zenfone 5 (Atualizado Script)

Lembrando em primeiro lugar que estou apenas disponibilizando de forma mais pratica como instalar a rom Mokee no Zenfone 5. Todos os créditos dever ser dados aos desenvolvedores, que pode ser visto no fórum do XDA no link a seguir: Tópico fórum XDA - Mokee
Até o momento no meu celular a ROM está bem estável sem grandes problemas.
GPS e FM conforme descrito no fórum não estão ok. Descrevo abaixo as recomendações do desenvolvedor:

Bugs:
Video recorded in 1080p lags
Workaround: Record videos in 720p quality
GPS does not work
Workaround: Try using A-GPS/Mobile Location
FM Radio does not work
Workaround: Try using TuneIn Radio, a lot of local radios are already there
Others: This ROM is under EXPERIMENTAL tests.

Vale lembrar que faça por conta e risco a instalação, não me responsabilizo por má execução ou utilização de forma errada as dicas aqui contidas, seja por interferência de divindades ou de extraterrestres.
O processo de instalação formata o celular, então faça backup!
Como já informei, aqui no meu celular está muito bom. Questão de bateria está consumindo o normal do Zenfone 5, depende do seu uso, porém em relação a outras roms com o Android M, achei essa um pouco mais econômica, pode ser apenas impressão minha.
Se você teve problemas em outras versões com o desbloqueio de bootloader, como congelamento e/ou a câmera parou de funcionar, vai continuar tendo esse problema nessa rom, pois o erro é no desbloqueio que alguns aparelhos não se adaptam bem.

O que é preciso para começar a instalar?
1 - Drivers do celular instalados no PC (Veja aqui>>> Drivers Intel e ADB )
2 - Bootloader desbloqueado (Veja aqui >>> Scripts para Zenfone 5
3 - TWRP caso queira instalar o GAPPS (Nos Scripts de instalação da Mokee, vai instalar automático, caso utilize um dos scripts).
4 - Pode estar em qualquer versão, pois o processo formata o celular, não importa se tem root ou não.
5 - Os arquivos para executar o processo, baixar aqui >>> Arquivos para instalação da Mokee
6 - GAPPS, que são os aplicativos do google, para você poder se logar na conta e assim baixar aplicativos pela Play Store. Baixe no link >>>  Open GAPPS

Começando a Instalação com Script (sem script + para final do tutorial)

Antes de começar a instalação, copie para o CARTÃO SD o GAPPS que baixou no item 7, tem que colocar no cartão, porque o processo que descrevo e também o script apaga o armazenamento interno do celular, copie para o cartão e deixe em algum lugar de fácil acesso, pois iremos instalar ele após a instalação da rom.

Seguindo...ao baixar o arquivo zip, do passo 5 anterior, extraia em algum lugar de fácil acesso. Você terá uma pasta com nome Mokee Marsh dentro dela os arquivos conforme abaixo:



Na pasta teremos os arquivos .bat que abaixo explico o que faz cada um deles, e assim escolha qual se adapta melhor ao que precisa:

1 - Instalar Mokee.bat - Esse você pode executar com o celular conectado no PC e ele ligado em algum sistema Android, desde que a depuração USB esteja ativada, se não souber como ativar, siga: Vá até Configurações>>Sobre>>Informações de software> e clique 7 vezes seguidas em “Número de versão”. Feito isso, volte para configurações e clique em “Opções de desenvolvedor” e marque “Depuração USB”. Se exibir uma mensagem na tela do seu celular pedindo permissão, aceite! Depois clique duas vezes no script e aguarde o termino.

2 - Via bootloader - Mokee.bat - Esse é para o caso do seu celular estar em loop, ou se por algum motivo não estar entrando no sistema, então nesse caso você  desligue o celular, entre no bootloader (Ligue Segurando Power e Volume +, quando aparece o logo da Asus, conte até 3 e solte), execute o script e aguarde terminar.
Em todos os processos o celular ao terminar de instalar o sistema vai ficar no Droidboot. Caso você queira instalar o GAPPS, que eu recomendo que o faça nesse momento, escolha a opção: Recovery com os botões de volume e selecione com power.
Caso não queira, basta escolher reboot com o power e aguardar carregar.

Instalando o GAPPS pelo TWRP

Quanto o script terminou de ser executado, você está na tela do Droidboot, com algumas opções.
Vá até Recovery com os botões de volume, e selecione com o Power, aguarde o celular reiniciar no TWRP. Ao iniciar, é possível que o touch demore uns 5 seg para funcionar, não se preocupe, aguarde que vai funcionar.
Então no TWRP deslize a seta para direita e vá na opção INSTALL, por padrão o sistema deve mostrar os arquivos que estão no celular, então clique em Select Storage e altere para o cartão, e indique o arquivo do GAPPS (open_gapps-x86-6.0-pico.zip), e deslize a seta para direita e aguarde terminar, terminando basta clicar no botão de home, vá em Wipe, escolha Format Data, na janela que aparecer digite: YES e clique em OK, aguardar terminar, e novamente clique em HOME, escolha reboot, e depois System! Aguarde carregar o sistema e já estará com os aplicativos do Google instalado.
Basta agora configurar e usar seu Zenfone 5 com a rom Mokee e Android M!!


Instalação Manual
Ah Alex, mas eu quero digitar os comandos! Então faça manualmente!! Lembrando que estarei apenas explicando o processo de instalação da Mokee e TWRP, desbloqueio de bootloader não!
Siga os passos abaixo,:

1 - Primeiro baixe o arquivo lá do passo 5 do tutorial, onde está descrito o que é preciso para instalação, extraia em algum lugar de fácil acesso.
2 - Baixe o GAPPS do passo 7 e coloque no cartão micro SD.
3 - Entre no modo Bootloader/Droidboot. Se não sabe como, siga: Desligue o Celular, com ele desligado Segure o Power e Volume +, quando aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte, e mantenha o celular nessa tela.
4 - Conecte o Zenfone 5 no PC.
5 - Vá onde extraiu os arquivos, abra a pasta Mokee Marsh e dentro dela segure o botão Shift do teclado e clique com o botão direito sobre a pasta adb, e vá até a opção: Abrir Janela de comando aqui
6 - Na janela de comando que abrir digite os comandos abaixo (cada linha é um comando):

fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
fastboot flash boot bootMK.img
fastboot flash system systemMK-60.1-20160526.img
fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
fastboot flash recovery recovery-twrp3.img


7- Nesse ponto a Mokee está instalada sem o GAPPS, caso queira instalar, siga o passo mais acima de instalação do GAPPS. Caso queira apenas reiniciar sem o GAPPS, pode ir na opção reboot do menu no celular, ou digitar na linha de comando: fastboot reboot

É isso ai! Simples assim! Abaixo os prints das telas no meu celular...

    

    

    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário