quinta-feira, 2 de junho de 2016

Atualização via OTA - Resurrection Remix-MM

Estamos em épocas que a comodidade nos agrada muito. Como por exemplo usar um sistema que a atualização venha através da internet e bastando poucos cliques e sem grandes problemas temos o sistema atualizado, o chamado OTA (over-the-air), ou seja, pelo ar.

Muitas pessoas não gostam de usar roms custom por esse motivo, sendo que toda vez que sai uma atualização, por menor que seja, tenha que instalar o rom inteira, dando comandos etc...

Bom, então hoje já temos essa opção em uma rom custom que está bem estável (GPS e FM não funcionam) que é a Ressurection Remix-MM (Marshmallow) que vou chamar de RR daqui para frente.

Caso você tenha duvidas como efetuar esse processo, abaixo eu vou mostrar o procedimento de como executar.
Então mãos a obra.

Antes de começar as considerações:

1 - Faça por conta e risco, não me responsabilizo por erros, bricks e afins, caso faça algo errado ou ainda por intervenção divina ou alienígena, lembre-se que isso é um sistema e trata-se de informatica, logo tudo pode acontecer.
2 - Faça backup do seus dados caso tenha algo importante e tenha medo de perder!  Dica de como fazer backup no link >>> Criando Backup
3 - Não precisa de root, caso não tenha habilitado no sistema RR ainda.
4 - Tutorial apenas aplicável para a RR.
5 - Caso queira instalar a RR, tem um pequeno tutorial aqui no blog >>> Instalação da RR
6 - A bateria tem que estar acima de 40%, ou o sistema não deixa você começar a atualizar via OTA.

Iniciando a atualização via OTA

Para iniciar vou deixar o print de como estava a versão antes de começar a atualização, abaixo veja que está em destaque para comparar no final:



Primeiro passo é localizar o app que checa a atualização que no caso é o app: RR OTA e clicar para abrir:



Se for a primeira vez que você vai abrir, terá a opção de escolher o seu aparelho, que no caso é o Zenfone 5, selecione e clique em Confirm:



Agora o sistema vai mostrar as opções que você tem, você pode escolher fazer backup, baixar o gapps e também a nova versão tudo junto.
Porém minha sugestão é que faça apenas a atualização da ROM e GAPPS, porque digo isso? Porque se você fez o backup conforme eu disse lá no começo, você vai poupar espaço, uma vez que a ferramenta faz o backup no armazenamento interno, o que torna inviável para versões de 8gb. Então se você tem uma versão de 8gb, melhor fazer pela dica que deixei o link lá em considerações, ok?
Em todo caso vou deixar abaixo o print que recomendo que use, e o print com a configuração que faz backup e instala GAPPS e a nova Versão, em ambos os casos após ajustar, basta clicar em Start:

Print com a configuração que recomendo, sugiro deixar o GAPPS on, porque depois dá um trabalho arrumar se der problema, as vezes pode ficar sem funcionar o Google Services, então deixe ON o GAPPS!!!:



Caso você seja teimoso, segue configuração para Backup, instalar GAPPS e nova versão (Não Recomendo, faça por conta) pule esse print se não quer arriscar e seguiu minha recomendação:



Após sua escolha, que espero ter sido a primeira, vai começar o download, nos prints abaixo mostro que começou o da rom e do gapps:

  

Após o termino dos downloads, será exibido um aviso na barra de notificação, deslize e clique na opção Delay:



Será aberto uma janela com algumas opções, podendo escolher em quantos minutos quer começar, no meu caso eu cliquei em FLASH NOW e depois CONFIRM, para começar:



Ao clicar em confirmar, o celular vai desligar e entrar no TWRP, caso apareça a tela abaixo para vocês, deslize a seta para direita, caso não apareça é porque vai atualizar direto:



Após deslizar caso tenha aparecido a tela acima, a atualização começa sozinha, caso não tenha aparecido, você vai estar com o sistema atualizando conforme abaixo, primeiro sempre a rom, no meu caso como eu informei, escolhi também o GAPPS, e também vai instalar (flash):

 

Após ele terminar, vai reiniciar sozinho, normal demorar alguns minutos, pois ele vai otimizar alguns aplicativos para a nova versão e o GAPPS também.
Então com o sistema carregado, você poderá notar que a versão foi alterada, print da versão após a instalação:



Comparação abaixo do antes e depois:



É isso ai, se seguiu minhas orientações vai dar tudo certo! Espero que aprovem!
Abraços e sorte!

Alex Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário