segunda-feira, 18 de abril de 2016

Instalando CM13 - Marshmallow no Zenfone 5 (Atualizado para versão de 01/07/16)

Lembrando em primeiro lugar que estou apenas disponibilizando de forma mais pratica como instalar a CM13 no Zenfone 5. Todos os créditos dever ser dados aos desenvolvedores, que pode ser visto no fórum do XDA no link a seguir: Tópico fórum XDA CM13
Até o momento no meu celular a ROM está bem estável sem grandes problemas.
GPS e FM conforme descrito no fórum não estão ok. Descrevo abaixo as recomendações do desenvolvedor:

Bugs:
Video recorded in 1080p lags
Workaround: Record videos in 720p quality
GPS does not work
Workaround: Try using A-GPS/Mobile Location
FM Radio does not work
Workaround: Try using TuneIn Radio, a lot of local radios are already there

Vale lembrar que faça por conta e risco a instalação, não me responsabilizo por má execução ou utilização de forma errada as dicas aqui contidas.
O processo de instalação formata o celular, então faça backup!
Como já informei, aqui no meu celular está muito bom. Questão de bateria está consumindo o normal do Zenfone 5, depende do seu uso.
Se você teve problemas em outras versões com o desbloqueio de bootloader, como congelamento e sem câmera, vai continuar tendo nessa rom, pois o erro é no desbloqueio que alguns aparelhos não se adaptam bem.

O que é preciso para começar a instalar?
1 - Drivers do celular instalados no PC (Veja aqui>>> Drivers Intel e ADB
2 - Bootloader desbloqueado (nas opções de instalação tem a versão que efetua o desbloqueio).
3 - TWRP caso queira instalar o GAPPS (Nas opções de instalação tem a versão que instala).
4 - Pode estar em qualquer versão, pois o processo formata o celular.
5 - Os arquivos para executar o processo, baixar aqui >>> Arquivos para instalação
6 - Caso queira instalar o Xposed baixe ele no link >>> XPOSED for Android M e precisa do APK que pode ser baixado aqui >>> APK Xposed

Começando a Instalação com Script (sem script + para final do tutorial)

Ao baixar o arquivo zip, do passo 5 anterior, extraia em algum lugar de fácil acesso. Você terá uma pasta com nome CM13, dentro dela os arquivos conforme abaixo (fix.zip removido estava sem utilidade):



Caso você queira instalar o GAPPS (arquivos do google, como por exemplo Play Store, eu recomendo instalar!), copie para o cartão SD do celular, coloque no cartão, porque o processo apaga os dados internos no celular!
Faça o mesmo para o Xposed se optou por instalar, tanto o arquivo zip quanto o apk (passo 6 acima).
Voltando a pasta teremos os arquivos .bat que abaixo explico o que fazem, é só escolher qual melhor para você:
a) - Instalar CM13, TWRP e Desbloqueio de Bootloader: Esse arquivo faz o processo praticamente todo, apenas deixando a instalação do GAPPS para depois (ver mais abaixo a instalação)
b) - Instalar CM13 e TWRP: Esse arquivo apenas instalar o sistema CM13 e o TWRP.
c) - Instalar CM13: Apenas instala a CM13, não faz mais nada.

Antes de executar certifique-se de estar com o celular ligado no sistema, isso mesmo, tem que estar no sistema para os scripts funcionarem e ter ligado a depuração USB, se não souber como, siga: Vá até Configurações>>Sobre>>Informações de software> e clique 7 vezes seguidas em “Número de versão”. Feito isso, volte para configurações e clique em “Opções de desenvolvedor” e marque “Depuração USB”. Se exibir uma mensagem na tela do seu celular pedindo permissão, aceite!
Feito isso, conecte o celular no PC e pode executar o script que escolheu.

Em todos os processos o celular vai ficar no Droidboot. Caso você queira instalar o GAPPS, que eu recomendo que o faça nesse momento, escolha a opção: Recovery com os botões de volume e selecione com power.
Caso não queira, basta escolher reboot com o power e aguardar carregar.

Obs. caso entre em loop ou erro na instalação: Se por algum motivo der erro, e ficar no loop (difícil mas pode acontecer), desligue o celular, entre no bootloader (Ligue Segurando Power e Volume +, quando aparece o logo da Asus, conte até 3 e solte), conecte o celular no PC/Notebook e execute o script Instalação pelo droidboot.bat que vai tentar instalar a CM13 novamente. Mas fique de olho na tela, caso de erro anote, e informe aqui no blog, que a medida do possível eu estarei respondendo.

Instalando o GAPPS pelo TWRP

Quanto o script terminou de ser executado, você está na tela do Droidboot, com algumas opções.
Vá até Recovery com os botões de volume, e selecione com o Power, aguarde o celular reiniciar no TWRP. Ao iniciar, é possível que o touch demore uns 5 seg para funcionar, não se preocupe, aguarde que vai funcionar.
Então no TWRP vá na opção INSTALL, por padrão o sistema deve mostrar os arquivos que estão no celular, então clique em Select Storage e altere para o cartão, e indique o arquivo do GAPPS (open_gapps-x86_pico.zip), e deslize a seta para direita e aguarde terminar, terminando clique em WIPE CACHE/DALVIK e deslize para confirmar, pronto agora basta clicar no botão Reboot System, e aguardar carregar, o sistema já estará com a Play Store instalada e Google.
Caso tenha baixado o Xposed e colocado no cartão, execute o mesmo passo do GAPPS para instalar, só que invés de indicar o GAPPS indique o arquivo do Xposed baixado.

Aguarde o sistema subir, e basta agora configurar e usar seu Zenfone 5 com o Android M!! E se optou por colocar o XPOSED, quando o sistema subir, instale o apk baixado no passo 6 lá em cima, para que possa abrir o Xposed e instalar os módulos..


OBS: Caso iniciar e estiver com erro na barra de notificação, verifica esse ajuste aqui >>> Ajuste Barra de Notificação

Ok, mas você quero instalar manualmente!! Segue abaixo!

Ah Alex, mas eu quero digitar os comandos! Então faça manualmente!! Lembrando que estarei apenas explicando o processo de instalação da CM13, desbloqueio e instalação de TWRP, não!
Siga os passos abaixo,:

1 - Primeiro baixe o arquivo lá do passo 5 do tutorial, onde está descrito o que é preciso para instalação, extraia em algum lugar de fácil acesso, e não altere ou mude os arquivos de local, apenas copie o arquivo open_gapps-x86_pico.zip para o cartão de memória do celular .
2 - Entre no modo Bootloader/Droidboot. Se não sabe como, siga: Desligue o Celular, com ele desligado Segure o Power e Volume +, quando aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte, e mantenha o celular nessa tela.
 3 - Conecte o Zenfone 5 no PC.
4 - Vá onde extraiu os arquivos, abra a pasta CM13 e dentro dela segure o botão Shift do teclado e clique com o botão direito sobre a pasta adb, e vá até a opção: Abrir Janela de comando aqui
5 - Na janela de comando que abrir digite os comandos abaixo (cada linha é um comando):
fastboot flash boot bootCM-13.1-20160701.img
fastboot flash system systemCM-13.1-20160701.img
fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache

Explicando os comandos:
Primeiro instala o Kernel, segundo instala o sistema, do terceiro ao quinto limpa o sistema!

6- Nesse ponto a CM13 está instalada sem o GAPPS, caso queira instalar, siga o passo mais acima de instalação do GAPPS e Barra de Notificação. Caso queira apenas reiniciar sem o GAPPS, pode ir na opção reboot do menu no celular, ou digitar na linha de comando: fastboot reboot

OBS: Caso iniciar e estiver com erro na barra de notificação, verifica esse ajuste aqui >>> Ajuste Barra de Notificação

É isso ai! Simples assim! Abaixo os prints das telas no meu celular, lembrando que já alterei ícones, papel de parede e também instalei aplicativos!!

    

    

    

É isso ai! Abraços e sorte!!

2 comentários: