sábado, 7 de maio de 2016

Reconhecimento ADB e Drivers no Zenfone 5



Como passar do tempo, nos vemos sempre querendo coisas novas em nossos celulares, no começo utilizamos e nem nos preocupamos muito com a conexão com o PC.


Na maioria das vezes o modo mais comum de se utilizar é conectar o celular no PC e copiar fotos, musicas, vídeos, documentos etc… usuários que usam o Windows em 85% dos casos não tem problema, pois o Windows instala um driver genérico que permite ver as pastas do celular.

Atenção: isso não é 100% correto, temos colegas nos grupos que nem isso conseguiram, porque o sistema não detecta.



Bom, não será todos os casos que poderemos resolver com esses passos, mas uma grande maioria será resolvida.

Para que serve:

1 – Você está tentando comandos na tela do Droidboot ou ADB e o PC não reconhece.

2 – Está tentando abrir o armazenamento interno ou cartão SD e o PC não reconhece.

Resumindo: O PC não reconhece seu celular.

Obs: Os testes foram efetuados em Windows 7, no Windows 8, 8.1 ou 10 ainda não testado, mas pode vir a funcionar.


A primeira coisa a fazer é baixar os drivers, instale os mesmos durante o decorrer do passo a passo, assim ficará melhor a detecção do mesmo.

Vamos a primeira instalação:

Baixe o driver direto do site da Intel no link Drivers Intel Android

Terminando de baixar, extraia e execute o arquivo: IntelAndroidDrvSetup1.10.0.exe
Confirme a instalação, e espere terminar. Nesse momento é possível que o celular já tenha sido reconhecido para troca de arquivos com o PC (em muitos casos), mas o driver de ADB não é instalado, então vamos configurar o celular, para podermos habilitar também esses drivers no PC, e assim evitar possíveis problemas futuros no reconhecimento.
Então no Celular clique em Configurações e depois clique em Sobre e na seqüência em Informação do Software:



Nessa tela que vai abrir, clique 7x (ou mais) em numero da versão até aparecer que você agora é um desenvolvedor, no meu caso eu já era, a frase está diferente, mas será exibido para vocês conforme descrito acima:



Feito o passo acima, volte até Configurações e agora temos a Opção de Desenvolvedor habilitada, clique nela e marque a opção: Depuração USB



Agora vamos novamente até Configurações e clicar em Armazenamento. Em armazenamento na parte superior direita da tela, terá uma opção de USB, clique nela:



Nesse ponto se o seu celular não estiver conectado no PC, agora é a hora de conectar o celular. Nessa tela que abriu após clicarmos no símbolo USB, desmarque a opção MTP (se estiver desmarcada deixe dessa forma), ou seja, as duas opções da tela devem estar desmarcadas.




Seu PC possivelmente tentará instalar o driver, mesmo que ele informe que foi instalado com sucesso, ignore e baixe os drivers ADB no link ADB Drivers Android


Após baixar extraia, e execute o arquivo ADBDriverInstaller.exe , clique em Install! Se estiver instalado e tudo certo, uma tela com OK será exibida como a abaixo, e não feche essa tela ainda, vamos verificar se está 100% no próximo passo.








Agora ainda com o celular conectado, volte em configurações, clique novamente e armazenamento, e no símbolo de USB. Marque e deixe marcado a opção: MTP


Volte na tela de instalação do driver, que efetuamos no passo anterior, e clique em REFLESH, Se estiver igual a tela exibida abaixo, é sinal que agora sim está com os drivers 100% instalados no seu PC. Caso apareça erro, clique em install, que deve aparecer ok no Status.









Antes que perguntem ou falem que as duas ultimas telas estão iguais, não elas não estão. Se vocês notarem no campo Manufacturer (Coluna 2 dos prints), vai ver que o primeiro está Google e o segundo Asus. Como falei lá no começo: Uns são drivers do Android (engloba o ADB) e outros os da Asus (engloba o MTP e PTP)

Minhas considerações


Caso vocês tenham colegas ou amigos que estão tentando fazer algum comando via ADB e dá dispositivo desconhecido, sugiram esse tutorial, mesma coisa para quem não consegue nem copiar uma foto do celular para o PC e muitas outras coisas.

Abraços e sorte!

2 comentários:

  1. Cara!!!
    tentei de tudo e ainda não reconhece meu dispositivo, coloco ele no pc e só carrega, mas nem sinal dá de que tem algo conectado, não consigo nem re-isntalar o software porque não acusa a entrada no pc.
    só consigo conecta-lo a rede wifi de casa.

    ResponderExcluir