sábado, 23 de janeiro de 2016

Como instalar uma Custom Rom

Se você é parecido comigo, ou ainda tem vontade de instalar uma Custom Rom, mas não sabe como, que tal começar a aprender no Zenfone 5, que é muito fácil?
Já quero deixar claro que para as roms oficiais (stock rom), o processo não funciona corretamente, use apenas para roms custom.
Sempre lembrando que faça por conta e risco!!!
Então vamos lá!!

Lista do que precisamos:

1 - Ter o Bootloader desbloqueado
2 - Ter instalado o TWRP no celular

Se você ainda está com a rom da Asus no celular, você pode desbloquear e instalar o TWRP segundo o tutorial do link >>> Scripts para Zenfone 5

Para instalar uma custom rom é lógico que precisamos de uma rom para isso, onde podemos conseguir? Olha eu sugiro o site do XDA, lá tem várias roms e você pode escolher qual quer.
Existem outros sites nacionais que também costumam divulgar as mesmas roms do fórum XDA, não tem problema caso queira baixar desses sites, mas fica como recomendação caso não saiba onde procurar, então o link do XDA onde já tem algumas é:  Fórum XDA
Ok, após baixar a rom que queira, coloque no celular (sugiro colocar no cartão de memória, pois vamos dar o wipe data no aparelho, posteriormente).

Começando a instalação:

Agora vamos preparar o celular, e seguir para a efetiva instalação da nova rom:

1 - Desligue o seu celular e com ele desligado segure Power e Volume +, ao aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte os botões. Você deverá estar no droidboot.

2 - Com a tecla de volume vá até: Recovery e confirme teclando power, seu celular ira desligar e entrar no TWRP:

3 - Dentro do TWRP, clique em WIPE, depois em Advanced Wipe, escolha as 4 primeiras opções, e deslize a seta para a direita, aguarde terminar, pode levar uns 5 min ou um pouco mais, se terminar antes, melhor ainda!

Ao terminar o processo de wipe clique no simbolo de home >> 

4 - Vá em Install, indique a rom que baixou (se estiver no cartão, clique em Storage, e mude para cartão SD, por padrão vai mostrar o armazenamento interno), e deslize a seta para a direita:



Ao terminar, da instalação, clique em Wipe Dalvik: 

Obs: Caso a rom que você esteja instalando, não venha com o pacote GAPPS (google apps por padrão, vai precisar instalar, então volte e repita o passo 4)

5 - Se correu tudo bem, vai aparecer a mensagem de Successful, e você pode clicar em reboot system, e aguardar o sistema subir, o primeiro boot é sempre mais demorado, dependendo da rom, pode levar de 10 a 30 min:
Caso tenha aparecido a mensagem de erro, conforme abaixo, siga para o passo 6:



6 - No caso de aparecer falha, a resolução é simples, clique em home , depois vá em Reboot, e por fim em Recovery, e repita o passo 4 que vai instalar normalmente.


Caso de erro na instalação pela segunda vez consecultiva, é sinal que a rom não pode ser instalada via TWRP (essa forma que estamos efetuando, ou a rom baixada está corrompida)

E é simples assim que podemos instalar uma custom rom! Os passos parecem longos, mas é apenas porque está detalhado, ao efetuar a primeira vez, fica fácil depois.

Roms que tenho certeza que funcionam na instalação por esse processo, em ordem alfabética:

AOSP - Big Rom - CM12 - Gecko - PZ_SleekStock - Recreated Remix - Resurrection Remix - Shell Rom

Existem mais, porém não lembro de cabeça todas, mas as acima já dá uma bela ajuda na hora de pesquisar!!

Qualquer duvida, deixem nos comentários, estarei respondendo a medida do possível!!

Abraços e sorte! E até o próximo tópico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário