segunda-feira, 2 de maio de 2016

Instalando Temasek - Marshmallow no Zenfone 5


Instalando Temasek - Marshmallow no Zenfone 5

Lembrando em primeiro lugar que estou apenas disponibilizando de forma mais pratica como instalar a Temasek no Zenfone 5. Todos os créditos dever ser dados aos desenvolvedores, que pode ser visto no fórum do XDA no link a seguir: Tópico fórum XDA - Temasek
Até o momento no meu celular a ROM está bem estável sem grandes problemas.
GPS e FM conforme descrito no fórum não estão ok. Descrevo abaixo as recomendações do desenvolvedor:

Bugs:
Video recorded in 1080p lags
Workaround: Record videos in 720p quality
GPS does not work
Workaround: Try using A-GPS/Mobile Location
FM Radio does not work
Workaround: Try using TuneIn Radio, a lot of local radios are already there
Others: This ROM is under EXPERIMENTAL tests.

Vale lembrar que faça por conta e risco a instalação, não me responsabilizo por má execução ou utilização de forma errada as dicas aqui contidas.
O processo de instalação formata o celular, então faça backup!
Como já informei, aqui no meu celular está muito bom. Questão de bateria está consumindo o normal do Zenfone 5, depende do seu uso.
Se você teve problemas em outras versões com o desbloqueio de bootloader, como congelamento e sem câmera, vai continuar tendo nessa rom, pois o erro é no desbloqueio que alguns aparelhos não se adaptam bem.

O que é preciso para começar a instalar?
1 - Drivers do celular instalados no PC (Veja aqui>>> Drivers Intel e ADB )
2 - Bootloader desbloqueado (nas opções de instalação da Temasek tem a versão do script que efetua o desbloqueio).
3 - TWRP caso queira instalar o GAPPS (Nas opções de instalação tem a versão do script que instala).
4 - Pode estar em qualquer versão, pois o processo formata o celular, não importa se tem root ou não.
5 - Os arquivos para executar o processo, baixar aqui >>> Arquivos para instalação da Temasek

Começando a Instalação com Script (sem script + para final do tutorial)

Ao baixar o arquivo 7-zip, do passo 5 anterior, extraia em algum lugar de fácil acesso. Você terá uma pasta com nome Temasek, dentro dela os arquivos conforme abaixo:



Caso você queira instalar o GAPPS (arquivos do google, como por exemplo Play Store, eu recomendo instalar!), copie para o cartão SD do celular o arquivo open_gapps-x86_pico.zip, coloque no cartão, porque o processo apaga os dados internos no celular!
Voltando a pasta teremos os arquivos .bat que abaixo explico o que fazem, e é só escolher qual melhor para você:
a) - Instalar Temasek, TWRP e Desbloqueio de Bootloader: Esse arquivo faz o processo praticamente todo, apenas deixando a instalação do GAPPS para depois (ver mais abaixo a instalação)
b) - Instalar Temasek e TWRP: Esse arquivo apenas instalar o sistema Temasek e o TWRP.
c) - Instalar Temasek: Apenas instala a Temasek, não faz mais nada.
d) Instalação pelo Droidboot - Faz a instalação do sistema, desbloqueio de bootloader e TWRP, sendo que esse para executar se estiver com o celular em loop, e esteja no Droidboot, assim pode conectar o celular e entrar no droidboot e executar direto, nesse caso não precisa da depuração usb ativa, porque estará no droidboot.

Antes de executar certifique-se de estar com o celular ligado no sistema, isso mesmo, tem que estar no sistema para os scripts funcionarem (exceto para a opção d listado acima) e ter ligado a depuração USB, se não souber como, siga: Vá até Configurações>>Sobre>>Informações de software> e clique 7 vezes seguidas em “Número de versão”. Feito isso, volte para configurações e clique em “Opções de desenvolvedor” e marque “Depuração USB”. Se exibir uma mensagem na tela do seu celular pedindo permissão, aceite!
Feito isso, conecte o celular no PC e pode executar o script que escolheu.

Em todos os processos o celular vai ficar no Droidboot. Caso você queira instalar o GAPPS, que eu recomendo que o faça nesse momento, escolha a opção: Recovery com os botões de volume e selecione com power.
Caso não queira, basta escolher reboot com o power e aguardar carregar.

Obs.: Se por algum motivo der erro, e ficar no loop (difícil mas pode acontecer), desligue o celular, entre no bootloader (Ligue Segurando Power e Volume +, quando aparece o logo da Asus, conte até 3 e solte), vá na mesma pasta que estão os scripts, conecte o celular no PC/Notebook e execute o script  Instalação pelo Droidboot.bat que vai tentar instalar a Temasek novamente. Mas fique de olho na tela, caso de erro anote, e informe aqui no blog, que a medida do possível eu estarei respondendo.

Instalando o GAPPS pelo TWRP

Quanto o script terminou de ser executado, você está na tela do Droidboot, com algumas opções.
Vá até Recovery com os botões de volume, e selecione com o Power, aguarde o celular reiniciar no TWRP. Ao iniciar, é possível que o touch demore uns 5 seg para funcionar, não se preocupe, aguarde que vai funcionar.
Então no TWRP deslize a seta para direita e vá na opção INSTALL, por padrão o sistema deve mostrar os arquivos que estão no celular, então clique em Select Storage e altere para o cartão, e indique o arquivo do GAPPS (open_gapps-x86_pico.zip), e deslize a seta para direita e aguarde terminar, terminando basta clicar no botão de home, vá em Wipe, escolha Format Data, na janela que aparecer digite: YES e clique em OK, aguardar terminar, e novamente clique em HOME, escolha reboot, e depois System! Aguarde carregar o sistema e já estará com a Play Store instalada e Google.

Basta agora configurar e usar seu Zenfone 5 com a Temasek e Android M!!


Instalação Manual
Ok, mas você quero instalar manualmente!! Segue abaixo!
Ah Alex, mas eu quero digitar os comandos! Então faça manualmente!! Lembrando que estarei apenas explicando o processo de instalação da Temasek, desbloqueio e instalação de TWRP, não!
Siga os passos abaixo,:

1 - Primeiro baixe o arquivo lá do passo 5 do tutorial, onde está descrito o que é preciso para instalação, extraia em algum lugar de fácil acesso, e não altere ou mude os arquivos de local, apenas copie o arquivo open_gapps-x86_pico.zip para o cartão de memória do celular .
2 - Entre no modo Bootloader/Droidboot. Se não sabe como, siga: Desligue o Celular, com ele desligado Segure o Power e Volume +, quando aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte, e mantenha o celular nessa tela.
3 - Conecte o Zenfone 5 no PC.
4 - Vá onde extraiu os arquivos, abra a pasta Temasek e dentro dela segure o botão Shift do teclado e clique com o botão direito sobre a pasta adb, e vá até a opção: Abrir Janela de comando aqui
5 - Na janela de comando que abrir digite os comandos abaixo (cada linha é um comando):
fastboot flash fastboot fastboot.img
fastboot reboot-bootloader
fastboot flash boot bootCM-13.1-20160502.img
fastboot flash system systemTM-6.9-20160420.img
fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache

Explicando os comandos:
Primeiro atualiza o fastboot, segundo reinicia o celular no bootloader, terceiro instala o Kernel, quarto instala o sistema, do quinto ao sétimo limpa o sistema!

6- Nesse ponto a TEMASEK está instalada sem o GAPPS, caso queira instalar, siga o passo mais acima de instalação do GAPPS. Caso queira apenas reiniciar sem o GAPPS, pode ir na opção reboot do menu no celular, ou digitar na linha de comando: fastboot reboot

É isso ai! Simples assim! Abaixo os prints das telas no meu celular, lembrando que o tema dos ícones eu alterei, estou usando o Kendra (Free)!!
    

    

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário