quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Fazendo Backup do estado atual do seu Android no Zenfone 5 pelo TWRP

Com o passar do tempo, tentamos instalar várias coisas no nosso celular!
Isso muitas vezes leva a problemas, problemas as vezes que fazem com que tenhamos que formatar o nosso celular, ou voltar ao padrão de fábrica, ou seja, perdemos muitas coisas.
Isso acontece principalmente se você faz vários testes, ou instala programas como Xposed, tenta alterar o seus sistema, entre outros.

Então caso você não saiba ainda, é possível criar um backup inteiro do seu sistema atual, recuperando a configuração, papel de parede, apps instalado etc... via o TWRP.
Mas o que é o TWRP (Team Win Recovery Project)? Explicando a grosso modo é uma especie de recovery de sistema, onde por ele é possível instalar uma rom custom, fazer o wipe cache, entre outras coisas, que não é o intuito do tópico.

O TWRP substitui o recovery original da Asus, então para instalar, será preciso executar um processo via adb/fastboot. Nesse caso para a instalação, disponibilizei o script de instalação no link abaixo:

3 Scripts para Zenfone 5

Se não tem o TWRP ainda instalado, baixe no link acima, e execute apenas o script: TWRP.bat, que vai instalar o TWRP no seu Zenfone 5.

Como efetuar o Backup pelo TWRP?
Isso é algo bem simples, mas para começar, você primeiro precisa entrar nele. Para entrar no TWRP após a sua instalação siga os passos abaixo:

1 - Desligue seu celular.
2 - Com ele desligado segure: Power e Volume + , após aparecer o logo da Asus conte até 3 e solte os botões.
3 - Você estará no Droidboot, nessa tela com os botões de volume vá até Recovery ou Recovery Mode (depende da versão), e selecione teclando Power, seu celular ira reiniciar e cair na tela do TWRP que é parecida como a tela abaixo:


Como intuito é backup, clique no botão correspondente (se o touch não funcionar, aguarde alguns segundos que ele demora um pouco de ativar no TWRP), no caso obvio que é Backup, para ir para a nova tela:
Essa tela acima é a que realmente iremos trabalhar. O importante de saber é que dependendo da versão que esteja do TWRP, algumas das opções não estará presente, mas o importante é selecionar as opções System e Data, assim estará com backup OK! Resumindo: Sempre selecione essas 2 opções (System e Data) a opção Boot dependendo da versão não aparece, caso apareça marque.
Agora se você clicar em Backup Name ou Set Backup Name, você poderá escolher o nome que quer dar para seu backup, se não clicar para escolher , o sistema vai escolher um nome padrão.
Altere onde vai salvar o arquivo clicando em Storage: Internal Storage, e escolha seu cartão de memoria se quiser, eu considero mais seguro no cartão de memoria, claro que é você quem decide isso, mas lembre-se que o espaço ficará cheio, ainda mais se seu celular for de 8gb. E lembre sempre que se você fizer um Wipe Data/Factory Reset e o backup estiver na memoria interna, vai perder!
Terminado essa parte das escolhas, deslize a seta para a direita, feito isso vai começar a fazer o backup da sua rom. Que leva em media até 15min, dependendo da quantidade de dados que tenha.

Ok, terminando, você vai poder dar o reboot system, e continuar usando o seu sistema normalmente! E agora com Backup caso precise recuperar!!

Recuperando o Backup
Para a recuperação, indiferente se você está em loop infinito ou simplesmente o sistema fica travando, reiniciando toda hora, é só você entrar novamente no TWRP (explicado mais acima no passo de como entrar no TWRP).
Entrando no TWRP, teremos novamente a tela inicial, igual ou parecida como a abaixo:

Porém agora vamos clicar em: Restore
A tela será igual ou parecida como a abaixo:
Se você salvou seu backup no celular, ele já deve aparecer de cara como mostrado na imagem, se escolheu salvar no cartão, clique em Storage: Internal Storage , e mude para o cartão que ira aparecer o seu backup.
Clique em cima do seu backup, e ai vai mudar novamente a tela, para uma igual ou parecida, como a seguinte:

Selecione as opções System e Data como as da imagem (o cache é opcional, pode deixar desmarcado, o boot só se sua versão deixar a opção disponível), e deslize a seta para a direita, isso ira começar o processo de recuperação.
Aguarde terminar, quando terminar (o meu levou exato 586 seg, quase 10 min) aparecerá o aviso de Sucesso acima, no meio terá o tempo que levou e informando que finalizou, e no rodapé a opção de dar reboot no sistema.
Escolha o reboot system, e o seu sistema para reiniciar com seu sistema recuperado, igualzinho o do seu ultimo backup, inclusive se tiver Root, Xposed, etc...

Bom é isso ai!! Abraços e sorte!!
Espero que seja útil e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário